PROAES/UFPA e PROEG/UFPA publicam edital para apoio a projetos de acompanhamento de aprendizagem de autoria de docentes e técnicas (os) administrativas (os) da UFPA
A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-reitora de Assistência e Acessibilidade Estudantil (PROAES/UFPA), em parceria com a Pró-reitora de Ensino de Graduação (PROEG/UFPA), torna público o EDITAL Nº 04/2025/PROAES/PROEG/UFPA destinado a selecionar Projetos de Acompanhamento da Aprendizagem (PAAP), com a concessão de Bolsa de Atividade Acadêmica, que ampliem as possibilidades de construção de saberes e formas de aprender, visando ao fortalecimento da permanência e conclusão de curso aos(as) discentes de graduação presencial, prioritariamente, os em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e com a Política Institucional de Assistência Estudantil e de Acessibilidade da UFPA (PINAE).
Quem participa - Estarão aptos a participar da seleção de Projetos de Acompanhamento da Aprendizagem (PAAP), unidades da UFPA, a partir de suas subunidades e Institutos, que apresentarem, cumulativamente, as seguintes condições: Poderão ser proponentes, na condição de Coordenador (a) de Projetos, docentes ou técnico-administrativos (as) de nível superior que integram o quadro efetivo da UFPA.
É obrigatória a aprovação prévia da proposta pelo órgão colegiado do Instituto da Unidade de vinculação do (a) proponente, conforme o disposto no Art. 65 do Regimento da UFPA, sendo aceita, por 30 (trinta) dias, uma declaração ad referendum do (a) Diretor (a) da Unidade ou subunidades a qual deve constar em anexo ao Projeto.
O Projeto deverá estar vinculado ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação dos Institutos e das Unidades dos (as) proponentes, por meio de declaração e modelo disponibilizados no edital. A inscrição da neste edital é por meio do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST).
Renovação - Para discentes e técnicas (os) administrativas (os) que já coordenam Projetos de Ensino de Aprendizagem é necessário fazer a renovação, conforme conta no edital. Para isso deve-se realizar inscrição on-line, via SIGAEST, anexar Carta de solicitação de renovação constituída de: justificativa, objetivos e ações propostas para 12 meses. Anexar ofício de solicitação de renovação e/ou substituição dos (as) bolsistas, considerando os critérios do Projeto de Apoio à Atividade Acadêmica (PROBOLSA), conforme Instrução Normativa em vigência. Os Projetos terão computados a pontuação de avaliação, o seu tempo de parceria com a Assistência Estudantil, nos critérios de avaliação deste Edital;
Período de inscrição - A inscrição dos Projetos, tanto da categoria Novos, quanto de Renovação, ocorrerá por meio do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil - SIGAEST no período de 07 a 21 de abril de 2025.
Da avaliação - A avaliação e seleção do Projeto na categoria novos e de renovação, será realizada por meio de Comissão Avaliadora constituída pela Equipe técnica multiprofissional da DAIE/PROAES/UFPA e professores (as) colaboradores(as), em parceria com a Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (DIQUALE/PROEG/UFPA) e da Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes (DAAD/PROEG/UFPA), que farão as análises técnicas dos projetos submetidos, considerando o Objeto do Projeto e que atendam aos Critérios de Participação e a Apresentação do Projeto.
Valor da bolsa - O apoio aos Projetos de Acompanhamento da Aprendizagem se dá por meio da concessão de bolsa monitoria de atividade acadêmica no valor de R$700,00 (setecentos reais), pela parceria entre PROAES/UFPA e PROEG/UFPA para realização das práticas de ensino-aprendizagem, de acordo com o quantitativo de ações e discentes a serem atendidos (as) no Projeto. Segundo o edital, poderão ser apoiados até 26 projetos, sendo 18 (dezoito) na categoria de renovação e 8 (oito) na categoria de novos.
ACESSE O EDITAL AQUI
Serviço:
Edital para Projetos de Ensino de Aprendizagem
Período de inscrição: 7 a 21 de abril de 2025
Plataforma de inscrição: www.sigaest.ufpa.br
Redes Sociais